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Quer que o bronzeado dure? Aposte em um cardápio especial

 

Depois de passar horas no sol, você finalmente conseguiu conquistar uma pele mais morena que favorece a beleza no verão. Porém, agora que a rotina está de volta o desafio é manter o bronzeado por mais tempo e conseguir intensificá-lo nos fins de semana.

 

De acordo com a nutricionista Vivian Cleto Lobos, do programa de educação nutricional Viva Melhor da Risa Restaurantes Empresariais, o sol favorece a absorção de Vitamina D, que ingerimos através das refeições. Mas o caminho inverso também é positivo: a alimentação pode estimular a cor morena e fazer com que ela dure na pele por mais tempo.

“Para manter o bronzeado, a dica é ter uma boa alimentação, sempre balanceada e bastante colorida. Os alimentos ricos em betacaroteno, precursor da vitamina A, auxiliam na produção de melanina, um pigmento responsável pela cor da pele que ajuda a conservar o bronzeado perfeito” explica ela.

Além do betacaroteno, o licopeno também é um aliado nesse processo, já que auxilia na proteção da pele. Ele é um antioxidante que previne os danos celulares que a radiação solar provoca, afastando o envelhecimento da epiderme causado pelo sol.

Para conquistar a cor morena natural e saudável, é preciso prestar atenção na alimentação em média 30 dias antes da exposição solar. Entre algumas opções para incluir no cardápio diário estão:

  • Vegetais verde-escuros (espinafre, repolho, brócolis e agrião);
  • Frutas legumes e verduras alaranjadas ou avermelhadas (cenoura, abóbora, manga, mamão, tomate, entre outras);
  • Alimentos ricos em ômega 3, para manutenção da cor (peixe, linhaça, soja, quinoa e nozes).

A nutricionista também ressalta a importância da ingestão de líquidos. “Além desses alimentos, uma boa hidratação também é aliada contra o envelhecimento da pele e proteção da radiação ultravioleta. A água evita a desidratação e mantém os nutrientes ativos nas reações metabólicas, garantindo o bronzeado perfeito. A média indicada de consumo diário é de dois litros de água por sai, incluindo água de coco e sucos”, ressalta ela.

Para quem quer contar com uma ajudinha da alimentação para ficar morena por mais tempo, a nutricionista preparou uma sugestão de cardápio e uma receita de suco para você aproveitar os benefícios dos alimentos. Confira:

Cardápio

Café da manhã

  • 2 fatias de pão integral com uma ponta de faca de margarina e uma fatia de queijo branco
  • 1 copo de suco bronzeador (feito com um copo pequeno de suco de laranja, meia beterraba crua e uma cenoura média. É só centrifugar as duas últimas e misturar ao suco de laranja)

Lanche

  • Salada de frutas com mamão, laranja, goiaba, melancia e banana

Almoço

  • Arroz integral com feijão
  • Peixe grelhado
  • Salada de brócolis com beterraba ralada e tomate
  • 1 fatia de melancia

Lanche da tarde

  • 1 copo de iogurte light e cinco morangos

Jantar

  • Salada de agrião, couve e cenoura cozida
  • Peito de peru
  • Pedaços de manga e castanha para acompanhar

 

Fonte: www.todaela.uol.com.br