joomla 1.6

Conheça melhor o Dia da Noiva e saiba como escolher o seu

Quem ainda não subiu ao altar pode não entender muito bem a importância de realizar o Dia da Noiva. No entanto, vale lembrar que esse é o momento mais especial pelo qual a noiva vai passar antes de finalmente se casar. Na agenda, é o dia que ela precisa reservar para cuidar de si mesma, ficar ainda mais bonita e relaxar para que possa aproveitar ao máximo sua festa de casamento.

Além de programar a maquiagem, o penteado e as unhas, a noiva precisa escolher o local onde deseja se aprontar, convidar as amigas ou familiares mais queridas para dividir esse momento e não esquecer de nenhum detalhe essencial para o casamento.

Ainda, a escolha de bons profissionais é crucial para que a noiva se sinta à vontade e possa conquistar o visual que sempre sonhou para o seu grande dia. Para entendermos um pouco melhor como funciona o Dia da Noiva, conversamos com a cerimonial Dulce Menezes, de Curitiba, que compartilhou um pouco da sua experiência sobre o assunto. No final do artigo você também conhece melhor os serviços oferecidos pelos salões de beleza e fica por dentro dos preços dos pacotes em algumas capitais brasileiras.

 

O que é o Dia da Noiva?

A cerimonial Dulce Menezes começa nos explicando que o Dia da Noiva é a produção de beleza pela qual uma mulher passa para que ela, de fato, se transforme em

noiva antes da cerimônia ou recepção do seu casamento.

Quem já começou a pesquisar os serviços e pacotes oferecidos no mercado deve ter se deparado com uma infinidade de opções e preços. São inúmeros tratamentos.

que podem começar a ser realizados muitos meses antes da data do casamento. No entanto, todos os preparativos de uma grande festa têm um alto custo, por esse motivo, a cerimonial ressalta que é fundamental respeitar o orçamento do casal para não começar uma nova vida com dívidas.

E existem pacotes para todos os bolsos, basta que a noiva saiba escolher um salão de beleza ou um profissional cujo trabalho esteja de acordo com suas expectativas e selecionar apenas os serviços que realmente vai aproveitar.

Segundo Dulce Menezes, a noiva deve ter mais cuidado com os elementos básicos que aparecem e certamente serão vistos por todos e ficarão registrados nas fotos. Sendo assim, a especialista elege a maquiagem, o penteado, a depilação, a manicure e a pedicure como os serviços indispensáveis para a noiva que deseja chegar linda ao altar.

Além disso, muitos espaços oferecem massagens, drenagem facial e corporal, banhos aromáticos, esfoliação, hidratação e mais uma série de tratamentos que deixarão as noivinhas ainda mais bonitas, mas representam custos adicionais no orçamento do Dia da Noiva.

 

 

 

 

 

Os melhores locais para realizar o Dia da Noiva

Na hora de escolher o espaço em que o Dia da Noiva será realizado, existem, no mínimo, três opções.

A primeira delas é selecionar um pacote de serviços em um salão de beleza e aproveitar toda a estrutura do local para fazer a preparação. A segunda alternativa é fechar uma diária em um hotel e utilizat o espaço do estabelecimento para preparar todos os detalhes. Por fim, a noiva pode escolher ficar em casa e abusar do conforto do seu lar para se aprontar para o grande dia.

Entre essas opções, a cerimonial Dulce de Menezes esclarece que a alternativa mais acessível é a contratação dos serviços de um salão de beleza. A especialista explica que pelo fato do estabelecimento já contar com toda a estrutura e os profissionais necessários para a produção da noiva, isso diminui os custos. Nesse contexto, também é comum que a noiva seja atendida juntamente com os outros clientes do salão. Caso ela deseje exclusividade, alguns estabelecimentos oferecem espaços reservados apenas para a noiva e algumas convidadas. Logicamente, também é cobrada uma taxa adicional pelo uso desse espaço.

Já quando a pessoa opta por contratar os serviços de um salão de beleza ou selecionar os profissionais separadamente – cabeleireiro, maquiador e manicure, por exemplo – para que eles atendam no hotel ou em casa, Dulce Menezes lembra que os gastos com o deslocamento do profissional e de todo o seu material acabam por aumentar os preços. De acordo com a especialista, a vantagem de ter um quarto de hotel ou a sua própria casa só para você em um dia tão especial é poder ter privacidade e muito conforto, incluindo a presença de convidados, se a noiva assim desejar.

A cerimonialista ainda explica que é possível que a noiva opte por fazer seu dia tanto no salão quanto no hotel ou em casa. Esse é o caso daquelas que desejam começar o dia com um banho aromático de ofurô e uma massagem relaxante que, por causa da estrutura, precisam ser realizados em um spa, salão de beleza ou centro de estética. Em seguida, a noiva pode se encaminhar para o local onde vai terminar de se aprontar e seguir com a programação do dia, seja em casa ou no hotel.

 

Escolhendo os profissionais para o grande dia

Como todos os outros serviços voltados para casamentos, é possível entrar em contato com profissionais de todas as áreas a partir de revistas, sites e feiras especializadas. Logicamente, a indicação de outras noivas também é sempre bem-vinda.

No entanto, é indispensável que a noiva conheça o trabalho do salão de beleza ou do profissional que está contratando. Se sentir bonita no dia do seu casamento é fundamental e esse é o tipo de serviço que não permite erros, pois ficará registrado para sempre.

Pesquise bastante, confira o portfólio dos profissionais e, sempre que possível, leve suas ideias e sugestões para que, juntos, vocês possam escolher o penteado e a maquiagem que mais combinam com o seu estilo. Nesse sentido, lembre-se também de que as prévias (ou provas) são muito importantes e não podem ser desconsideradas.

Em muitos casos, os salões ou profissionais cobram uma taxa adicional para executar o penteado e a maquiagem alguns dias antes do casamento para que a noiva possa conferir o resultado e saber se o trabalho está de acordo com suas expectativas. Isso pode representar um gasto extra, mas que vale a pena ser pago para que a pessoa não corra o risco de se decepcionar com a preparação justamente no dia do seu casamento.

Converse bastante com o profissional, comente suas ideias, pergunte sobre os produtos e tire todas as suas dúvidas antes de assinar o contrato. Não tenha receio de ser exigente, afinal, toda noiva passa meses se preparando muito para que nenhum detalhe saia errado no seu grande dia.

Por vezes, por uma taxa adicional também é possível contar com o acompanhamento de um maquiador durante o evento. Isso é importante para garantir que você estará impecável em todas as fotos, mesmo que você chore, passe a mão no rosto ou borre algum detalhe da maquiagem, terá alguém disponível para cuidar disso por você.

A rotina de uma noiva

É importante lembrar que a preparação de uma noiva não deve acontecer apenas no dia do casamento. Para que tudo seja perfeito, é preciso ter em mente que alguns cuidados devem ser tomados com antecedência para evitar incômodos em um dia tão especial.

Entre os cuidados com a beleza, a cerimonialista Dulce Menezes recomenda às suas noivas que providenciem a depilação com uma semana de antecedência. Já a manicure e a pedicure devem ser feitas na véspera do evento, de acordo com a especialista. Adiantar esses dois serviços faz com que você tenha mais tempo livre para aproveitar o seu Dia da Noiva e garante que não ocorra nenhum erro com sua manicure, por exemplo.

Para a especialista, a noiva que deseja aproveitar um dia todo de mimos e cuidados deve começar cedo. Pela manhã é possível tomar banhos aromáticos e fazer massagens relaxantes. Uma pausa para o almoço é fundamental, pois o dia será longo. Se a manhã for realmente relaxante, Dulce Menezes lembra que é possível até mesmo tirar uma soneca neste período.

Durante a tarde, é comum que os profissionais que cuidam do cabelo e da maquiagem levem em torno de 4 horas para realizar os serviços, lembrando que a noiva costuma ficar pronta algumas horas antes da cerimônia para que possa tirar fotos no hotel, se for o caso, com o carro que a levará até a igreja ou recepção e até mesmo em diferentes pontos da cidade.

Na sua programação, não se esqueça de contar com um tempo para colocar o vestido e os sapatos e ajeitar os últimos detalhes antes de finalmente estar pronta. Tudo deve acontecer de acordo com o período que você tem disponível, mas tenha em mente que atrasos também podem ocorrer.

No entanto, você deve reservar espaço na agenda caso queira lançar mão de tratamentos estéticos antes dia do casamento. Procedimentos complexos – como limpeza de pele, bronzeamento artificial, drenagem linfática, tratamento dentário, unhas de porcelana e outros – devem ser programados com bastante antecedência para que a noiva possa contar com os resultados muito antes do grande dia.

 

 

 

Muito além da maquiagem

É importante que a noiva saiba que o Dia da Noiva é muito mais do que um momento para fazer a maquiagem e arrumar o cabelo para o casamento. O que ela deve ter em mente na hora de escolher os serviços e o local onde passará o seu dia é que essas serão suas as últimas horas de solteira e que, quando toda a preparação terminar, restará apenas toda a emoção da cerimônia e a diversão da festa.

Ao ver tudo tomando forma, é comum que a noiva comece a ficar ansiosa, afinal, foram meses de muita preparação e desgaste para esse dia finalmente chegasse e fosse perfeito. Depois de se maquiar, se pentear e colocar o vestido, a noiva passa a entender que está prestes a realizar seu grande sonho, e é nessa hora que o nervosismo costuma bater.

Para evitar que os sentimentos ruins tomem conta do momento, muitas noivas decidem passar o dia do casamento na presença de suas amigas e familiares mais próximas. A mãe, a sogra, a irmã, as melhores amigas e as madrinhas são companhias ideais para que a noiva possa desfrutar de um dia leve, divertido, descontraído e, principalmente, livre de preocupações.

E já que o clima é de festa, por que não registrar esses momentos com muitos cliques? A cerimonialista Dulce Menezes afirma que a procura das noivas pelas sessões de making of tem sido bastante grande. Em geral, a especialista explica que os profissionais de imagem e vídeo incluem esse tipo de serviço no pacote sem custos adicionais, já que o fotógrafo ou cinegrafista costuma chegar ao local com antecedência para começar a registrar os acontecimentos. Basta se certificar de que a sessão está inclusa no preço e combinar o horário e o local com o profissional contratado.

Entre aquelas que optam por registrar os momentos de preparação, além das belas fotos do making of e da concentração da noiva em um momento tão importante, a presença de pessoas especiais garante imagens que captam a intimidade entre a noiva e suas convidadas mais queridas.

Durante essa tarde, também não pode faltar um lanchinho para que todas possam reabastecer as energias até a hora da recepção. Prefira sempre comidas leves e saudáveis, como sucos de frutas, pães, chás, iogurtes e cereais. Uma garrafa de champagne também pode deixar a ocasião com um clima de celebração e resultar em fotos inesquecíveis.

Os serviços do Dia da Noiva

Depois de entender melhor como funciona um Dia da Noiva, é hora de escolher os serviços e começar a organizar o seu grande dia. E para que você fique linda e radiante no seu casamento sem que isso pese no seu bolso, fizemos um levantamento com alguns preços de pacotes oferecidos por salões de beleza em diferentes capitais brasileiras.

Todos os preços foram pesquisados em novembro de 2012 e estão vigentes durante este ano. Vale ressaltar que é comum que esse tipo de serviço sofra alguns reajustes anualmente. As formas de pagamento também variam bastante de acordo com o estabelecimento. No entanto, em geral, os serviços podem ser parcelados com cheques ou cartões, mas a última parcela precisa ser quitada alguns dias antes do casamento.

Entre as vantagens oferecidas pelos estabelecimentos, é comum que os espaços também ofereçam serviços para o Dia do Noivo e pacotes com descontos para madrinhas, familiares e demais convidadas da noiva.

 

Fonte: www.todaela.uol.com.br