joomla 1.6

O que é Visagismo

Visagismo é a arte de criar uma imagem pessoal que revela as qualidades interiores de uma pessoa, de acordo com suas características físicas e os princípios da linguagem visual (harmonia e estética), utilizando a maquilagem, o corte, a coloração e o penteado do cabelo, entre outros recursos estéticos.

Você se acha uma pessoa firme? Engraçada? Charmosa? Será que os outros também vêem você assim? Quando o assunto é a imagem exterior, o fato de você se conhecer bem pode não ser o suficiente para passar aquilo que há de melhor na sua personalidade.

É aí que entra o trabalho do visagista. Baseado no princípio de que cada pessoa é única e tem a sua própria beleza, o visagismo busca justamente criar uma imagem pessoal capaz de refletir ideias, comportamentos e atitudes de cada um.

O conceito visagismo não é novo. No mundo, ele é utilizado há pelo menos 60 anos, desde a sua criação na década de 30 pelo maquiador e cabeleireiro francês Fernand Aubry.

No Brasil, no entanto, essa técnica começou a se expandir somente em 2002, quando o artista plástico Philip Hallawell lançou o livro Visagismo - Harmonia e Estética (Editora Senac).